PORTAL DE NOTÍCIAS
Escolas Municipais participam do "Projeto Escola" do Grupo Arteris
Alunos do 1º ao 5º ano e professores da Escola José Eurípedes Gonçalves receberam no dia 12 de junho, a visita da Polícia Rodoviária Federal e de integrantes do Grupo Arteris, responsável pela gestão de rodovias como a Régis Bittencourt - BR 116, e assistiram a palestras sobre o trânsito, mobilidade e meio ambiente.
A visita do grupo se deu pela participação da Escola Municipal no projeto Escola Arteris, “Educar para Humanizar o Trânsito”, e também no projeto Viva o Meio ambiente que é sobre conscientização e educação ambiental em escolas públicas, com envolvimento das associações dos bairros das comunidades onde o grupo está presente.
As crianças tiveram orientações importantes sobre como proceder no trânsito, o uso adequado do cinto de segurança, o risco de objetos soltos no interior dos veículos, uso do capacete e de roupas adequadas para motociclistas. Também puderam visualizar como os socorristas fazem o atendimento de primeiros socorros das vítimas de acidentes de trânsito, até que elas sejam encaminhadas ao hospital mais próximo. Ainda foram abordadas atividades de conscientização sobre a importância da conservação dos ecossistemas e dos seres vivos, controle da poluição e da degradação de recursos naturais.
Projeto Escola no município
Durante todo o ano letivo, diversas atividades do Projeto Escola envolvem os professores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. As professoras têm acesso à plataforma, que disponibiliza atividades alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular BNCC, jogos intelectivos, vídeos educativos e webinars para todas as idades. Também, é disponibilizado uma revista em quadrinhos com os personagens da Turma do ZéQuest. Além da Escola José Eurípedes Gonçalves participam do projeto no município, as escolas da área urbana Augusto Staben, Marcos Nicolau Strapassoni e Alessandra Cristina Assunção, e na área rural as escolas Nilce Terezinha Zanetti, João Assunção, Santa Letícia, Humberto de Alencar Castelo Branco e os Cmeis Ernesto Zanona e Guido Irineu Pelanda.
Concurso de Natal
O concurso Cartões de Natal acontece sempre no fim do ano, após o trabalho pedagógico nas turmas sobre os temas transversais: Trânsito seguro e Meio Ambiente e é dirigido aos alunos das escolas de todos os municípios que são acompanhadas pelo Projeto. São premiados os desenhos dos alunos vencedores, por categorias. Em sua última participação, no ano de 2020, Campina foi premiada em duas categorias (veja a matéria em https://l1nk.dev/KiR4p) Os professores e educadores responsáveis em coordenar os trabalhos do aluno também são premiados.
Para a secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza, o projeto é importantíssimo para conscientizar os alunos sobre a cidadania no trânsito.
“É uma ação desenvolvida em parceria com a Arteris e que beneficia a comunidade escolar com envolvimento de professores, pais e alunos, estimulando as boas práticas no trânsito por meio de atividades pedagógicas”, disse a secretária. |